1. Quando abastecer com água destilada?
    É importante regularmente verificar o nível do eletrólito para verificar se está abaixo do especificado. Quando for necessário o abastecimento, este precisa ser feito após a carga, pois durante o carregamento da bateria o nível do eletrólito sobe, podendo causar derramamento do eletrólito.
  2. É preciso dar um descanso a bateria entre as cargas e descargas?
    O descanso que se dá antes da carga e da descarga serve para fazer com que a temperatura da bateria não se eleve. Altas temperaturas são extremamente danosas e abreviam consideravelmente a vida útil das baterias. Garanta que sua bateria se mantenha em temperatura ambiente.
  3. O que é descarga profunda?
    As baterias tracionárias devem ser descarregadas até 20% de sua capacidade, momento em que o aferidor no painel da máquina indica a troca ou carregamento. Descargas profundas fazem com que os índices de densidade eletrolítica e tensão caiam mais do que deveriam durante a descarga, comprometendo o carregamento e posteriormente a autonomia e vida útil da bateria.
  4. Como fazer a limpeza das baterias?
    É importante manter a bateria sempre limpa e seca. Para isso, a melhor maneira é fazer a limpeza regularmente. Caso a bateria esteja muito suja, uma boa dica é usar querosene, pois ajuda na limpeza e não deixa a bateria úmida posteriormente. Caso haja derramamento do eletrólito, utiliza uma mistura de bicarbonato de sódio e água na proporção de 1 para 10 (uma porção de bicarbonato de sódio para cada dez porções de água) para neutralizar a bateria. O acúmulo de ácido sulfúrico no interior da caixa de ferro ocasiona corrosão de componentes metálicos na bateria e posteriormente na máquina.
  5. É possível interromper o carregamento da bateria?
    A interrupção da carga deve ser evitada ao máximo, pois quando se torna rotineiro ocasiona o que se chama de sulfatação residual, quando parte do eletrólito fica retido nas placas e compromete o desempenho e vida útil da bateria.
  6. Para que serve a carga de equalização?
    Cargas de equalização se caracterizam por correntes de baixa intensidade por um longo período. São importantes para garantir que a bateria seja carregada por completo e evitar a sulfatação residual, que compromete a autonomia da bateria.
  7. Como fazer o descarte da bateria?
    O descarte responsável de baterias deve ser feito por agentes autorizados para garantir que a destinação final seja adequada e evitar problemas com órgão fiscalizadores. A Resolução Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) nº 257, de 1999, disciplina o gerenciamento ambientalmente adequado de baterias esgotadas, no que tange à coleta, reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final. Esta resolução visa garantir que os resíduos perigosos das baterias não cheguem a aterros, rios e afluentes, ou incineradores de lixo urbano. Conheça a empresa que dará a destinação final às baterias antes de realizar o descarte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress