1. Mantenha a bateria sempre limpa e seca. Problemas como fuga de corrente podem ocasionar danos ao equipamento.
  2. Abasteça a bateria com água destilada regularmente, sempre após a carga. Durante o processo de carga da bateria, o nível do eletrólito sobe e por isso a solução pode esborrar e causar perda de eletrólito e densidade da solução ácida nas células.
  3. Descargas profundas abreviam a vida útil da bateria. Fique atento ao painel do equipamento e carregue a bateria sempre que indicado.
  4. Nunca adicione ácido na bateria. A correção da densidade das células deve ser feita por profissionais especializados. Caso não seja feita de maneira apropriada pode ocasionar danos irreversíveis a bateria.
  5. Afira regularmente densidade e tensão da bateria para garantir que os índices estão em conformidade com o especificado pelos fabricantes.
  6. Evite ao máximo interromper cargas. A interrupção constante do processo de carga pode causar sulfatação das placas, ocasionando perda de capacidade.
  7. Verifique sempre os terminais, cabos e conexões das baterias e não desconecte a bateria da máquina ou do carregador puxando pelos cabos.
  8. O ajuste correto do carregador deve ser feito periodicamente para garantir que o conjunto funcione conforme especificado pelo fabricante.
  9. Respeite os intervalos de descanso entre cargas e descargas. Durante a operação, a temperatura da bateria se eleva, é de extrema importância que estes intervalos sejam respeitados para que a bateria volte a temperatura ambiente antes destes ciclos. Geralmente, leva em torno de duas horas.
  10. Nunca deixe ferramentas ou outros objetos em cima da bateria. Podem ocasionar faíscas e acidentes devido aos gases inflamáveis emitidos pelas baterias.
  11. Use sempre os equipamentos de proteção individual (EPI) quando for realizar manutenção nas baterias. Lidar com materiais corrosivos pode ser perigoso sem os devidos cuidados.
  12. Em caso de tombamento da bateria, isole a área e neutralize a solução ácida com uma mistura de água e bicarbonato de sódio na proporção de 10 para 1 (dez porções de água para uma porção de bicarbonato de sódio). Espere agir e limpe em seguida. Em caso de contato com o eletrólito, lave a região com água corrente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress