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Presença digital: como avaliar a sua?

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Presença digital: como avaliar a sua?

Você já anda por dentro dos canais digitais de conteúdo, mas sente que sua empresa não está obtendo o resultado esperado? O sentimento é de estar meio perdido diante de tantas novidades, tendências e ferramentas que deseja aplicar em seu negócio? Se você não sabe por onde começar, calma! Não dá pra abraçar o mundo de uma vez. É preciso se planejar e avaliar a sua presença digital. Mas o que seria exatamente isso?

É o posicionamento da sua marca perante o público que a acompanha nos meios digitais. Isso vai muito além de ter um site e perfis nas principais redes sociais.

Estamos todos conectados 24h, com a possibilidade de utilizar os recursos dos smartphones onde e quando quisermos. Isso provocou mudanças no comportamento das pessoas, assim como influenciou em nosso poder e escolha de compra dos mais variados produtos e serviços. Por isso lhe perguntamos: você se relaciona com quem te segue? Será que sua marca está conseguindo passar relevância com boas informações e conquistando a confiança do público, com possibilidades de consumo em seu produto e serviço? 

Esse é um trabalho que precisa ser de constância e estratégias, a fim de construir um relacionamento de contínua evolução com os seus consumidores. Quer descobrir se você está no caminho certo? Veja os itens a seguir.

Branding é tudo!

Uma boa gestão de marca faz o seu produto/serviço ser mais vezes escolhido e desejado pelo consumidor do que os da concorrência. O trabalho aqui é árduo, mas altamente compensador. Uma marca precisa ter consistência em seu posicionamento com ações que reforcem o valor dela perante o público que a acompanha. É quando o seu produto/serviço constrói uma forte identidade, a fim de que essa seja compreendida por todos os consumidores com o mesmo impacto.

Já imaginou o seu negócio sendo primeiramente lembrado e constantemente presente nas experiências positivas das pessoas? Por isso é fundamental saber contar uma boa história que promova interação com o público, que as pessoas se identifiquem com o que sua marca propõe e assim não tirem a mesma da cabeça. A Coca-Cola estimula que as pessoas ‘abram a felicidade’ e isso vai muito além do produto ‘refrigerante’. Ela vende uma ideia, um propósito. Já encontrou o propósito da sua marca? O benefício que ela vai proporcionar ao consumidor?

A estratégia do marketing de relacionamento (Customer Relationship Management – CRM)

Seu cliente em potencial costuma receber ofertas o tempo todo. Para se destacar no mercado, é preciso cultivar um relacionamento forte e de confiança com quem vai consumir seu produto/serviço. Você já descobriu qual é a persona da sua marca em cada rede social? Esse é um dos primeiros passos para conseguir construir uma boa jornada de compra do cliente. 

Cada consumidor encontra-se em um ponto da jornada distinto. Enquanto uns já estão mais preparados para receber as ofertas dos seus produtos/serviços, outros ainda não estão interessados o suficiente ao ponto de decidir comprá-los. É aí que as informações que você anda disponibilizando fazem toda a diferença.

Linguagem

Você sabe onde está o seu público-alvo? Através da linguagem, é possível chegar até ele de forma mais eficiente, cultivando uma boa interação em todos os canais que a sua marca estiver no meio digital. Porém, descobrir o perfil do consumidor ideal para sua marca leva tempo e pesquisa. É através da interação e da criação de conteúdos relevantes e diversificados, que é possível entender as dores da sua persona e assim solucionar seus problemas.

Plataformas que promovam uma experiência agradável para o público

Seu cliente não merece passar por tanta burocracia para chegar até você. Você usa plataformas com boa navegabilidade e usabilidade para seus consumidores em potencial nos sites e aplicativos? Como anda seu ranqueamento no Google? Reflita se sua marca anda propondo um caminho positivo e prático, do pré ao pós-venda, para o cliente. Assim, ele se tornará um promotor e não um detrator da sua marca.

Métricas gerais

Agora você vai avaliar seus resultados para conseguir aprimorar os processos e fidelizar seu público, verificando os níveis de desempenho e eficiência. Mensurar sua presença online é essencial para analisar o posicionamento orgânico dos seus conteúdos, avaliando se as estratégias empregadas no planejamento de marketing digital da sua empresa foram positivas ou se precisam de melhorias. 

É aqui que vamos entender os pontos fortes dos seus canais digitais, o que é necessário receber maior investimento, entre outros pontos que precisarão de redirecionamento.

A Análise geral: suas possibilidades

Vamos citar alguns ambientes digitais que merecem a sua atenção na hora de decidir onde seu negócio deve estar. Se você trabalha com varejo, fique de olho no comércio eletrônico. As lojas virtuais e os marketplaces merecem atualizações constantes para garantir boas vendas. 

É claro que as redes sociais não ficariam de fora dessas possibilidades. Então se liga nas interações regulares e qualitativas com as principais: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e o novo fenômeno TikTok. Um canal no YouTube, um blog de conteúdo e um site são ambientes digitais perfeitos para implementar estratégias de conteúdo rico e atrair mais leitores e leads em potencial.  

Mas isso não significa que todas essas possibilidades fazem parte da identidade da sua empresa ou combinem com o perfil do seu público-alvo. É necessário um diagnóstico completo sobre o desempenho atual da sua marca na web, a fim de identificar os melhores caminhos para ela alcançar o sucesso nos meios digitais. Custo-benefício no mercado e entender qual o foco do seu negócio e suas prioridades são elementos importantes para tomar as melhores decisões. E aí, vamos começar?

Confira nesse ebook mais dicas!

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