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O que é ROI e como calculá-lo?

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O que é ROI e como calculá-lo?

Mesmo em tempos de corte de custos, para se destacar em meio à concorrência, é extremamente necessário não parar o investimento em melhorias para a empresa, seja no site ou na loja física, como também em áreas estratégicas que impulsionam o crescimento dela, como o marketing.

E para escolher corretamente os investimentos que devem ser feitos, descartando a sensação de estar jogando dinheiro fora, é preciso entender bem quais são as estratégias que dão resultados e são capazes de aproximar o negócio de suas metas. Mas como saber, de fato, o que funciona para a sua empresa, com tantas táticas de aquisição e fidelização de clientes por aí?

Há um tempo, a única alternativa das empresas era gastar milhares de reais em marketing e propaganda, e, com sorte, receber algum retorno sobre esse dinheiro investido. Porém, em estratégias de comunicação offline é praticamente impossível mensurar os canais de aquisição que mais geram vendas. Afinal, como mensurar quantas pessoas compram um produto porque são atingidas pela mensagem de um outdoor numa rua movimentada ou por um anúncio em uma revista popular?

É aí que o ROI entra em ação!

Do inglês Return On Investment, o ROI pode ser traduzido como retorno sobre o investimento. Esse índice, que ganhou bastante força com o surgimento das novas mídias digitais e a consolidação do Marketing Digital, é uma excelente métrica para medir o custo-benefício e saber se vale a pena aplicar mais recursos ou não em determinado negócio.

Estrategicamente, o ROI é a ferramenta que permite responder algumas perguntas profundas sobre o planejamento de marketing, como as que se encontram a seguir:

● Quais são as maiores fontes de lucro da empresa?
● Quais são os canais de comunicação que proporcionam melhores resultados?
● O desempenho das campanhas de marketing está de acordo com o esperado?
● O processo de vendas está sendo eficiente?
● O atendimento ao cliente está contribuindo para a fidelização?

Mas para ter o ROI como aliado na hora de tomar a decisão sobre os melhores investimentos na sua empresa, não basta apenas entendê-lo, é preciso saber como calculá-lo também.

A sua fórmula é bastante simples e consiste em achar a diferença entre os ganhos obtidos com uma ação ou projeto e seu investimento inicial e dividir esse resultado pelo investimento inicial. Ou seja: ROI = (Receita – Custo) / Custo, onde a Receita é tudo aquilo que a empresa arrecada por conta das vendas e o Custo é toda aquela despesa necessária para permitir a viabilidade do investimento.

Se o resultado dessa conta é maior que zero, temos um custo-benefício positivo!

Essa fórmula pode ser utilizada tanto para analisar o negócio como um todo quanto para avaliar um projeto ou área, individualmente. Para obter o resultado final em porcentagem e facilitar a comparação entre o ROI de diferentes ações ou estratégias, basta multiplicar o produto da conta por 100.

Para entender melhor, imagine, por exemplo, que você tenha uma loja virtual de presentes decorativos e investiu R$ 1.000,00 numa campanha de links patrocinados para promover o lançamento de uma nova coleção de quadros. A produção de cada item custou, em média, R$ 100,00 e o valor médio de venda é R$ 350,00. E através da campanha, sua loja vendeu 15 peças dos produtos anunciados.

O ROI dessa campanha seria calculado da seguinte forma:

Receita
15 peças vendidas x R$ 350,00 = R$ 5.250,00
Custo
15 peças vendidas x R$ 100,00 = R$ 1.500,00 + R$ 1.000,00 em links patrocinados = R$ 2.500,00
ROI =​ (R$5.250,00 – R$ 2.500,00) / R$ 2.500,00 = 1,1
ROI = 1,1 x 100
ROI = 110%

Em outras palavras, você teria ganho 110% de retorno, ou seja, a cada R$ 1,00 investido, você recebe R$ 1,10 de lucro. Pronto! O cálculo é fácil, né?

É bom saber que não existe um ROI ideal e que o resultado dele não está estipulado como positivo ou negativo. Porque quem define o modo de interpretar os dados com relação à sua empresa é você. Afinal, cada negócio tem um objetivo específico. 

Mas, de um modo geral, podemos dizer que o seu ROI é positivo quando os dados forem capazes de cobrir o investimento inicial. 

Entendeu agora por que calcular o ROI para cada uma de suas campanhas de marketing digital poderá ajudá-lo a definir a melhor estratégia e onde concentrar seus esforços? 

O “Retorno Sobre Investimento” é um dos mais importantes indicadores financeiros que você pode usar em sua empresa. Por isso, não abra mão dele para avaliar se o lançamento de um novo produto ou quaisquer outras iniciativas que dependam de investimento vão dar o retorno adequado que justifique aplicar os recursos da sua empresa.

Mas, atenção: o ROI não é um indicador para ser visto uma vez por mês ou mais. Você precisa acompanhar, diariamente, se possível, como estão as suas conversões para otimizar suas campanhas e direcionar seus investimentos visando o melhor resultado possível.

Agora que entendeu o que é ROI, a importância dele e aprendeu como calculá-lo, comece o quanto antes a utilizar essa métrica incrível em suas estratégias de comunicação. Se você quiser um atendimento personalizado e criativo para fazer suas ideias darem certo, pode contar com a gente!

Confira aqui como fazer uma gestão eficiente da sua estratégia digital!

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