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Como gerir sua estratégia digital

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Como gerir sua estratégia digital

Hoje em dia não é possível falar em negócios bem-sucedidos sem mencionar a importância de se realizar um trabalho bem executado de presença, atuação e fortalecimento de marca no digital. Estamos em pleno século XXI, onde diariamente surgem cases locais, nacionais e internacionais de marcas que inovam em ideias para se manterem vivas para quem já as consome, como também conhecidas para quem as passará a consumir. O conjunto de táticas para desenvolver uma identidade, criar e estreitar os relacionamentos com clientes, atrair negócios e se destacar também no ambiente on-line, além de se manter à frente quando o assunto for tendências, faz parte do Marketing Digital. E ele é mais uma ferramenta muito eficiente para fazer sucesso com seus objetivos empresariais.

Ficar acomodado com o que vem dando certo significa que a sua empresa, embora esteja indo bem, pode estar perdendo oportunidade de realizar novos negócios e vendas. Imagine então o que isso representa para uma empresa que não vem andando boa das pernas… Tudo bem, sabemos que não é tarefa fácil estar bem posicionado no ambiente digital para gerar resultados efetivos, pois demanda tempo, investimento e bastante dedicação. Porém, temos a certeza de que é essencial fazê-lo.

E você, o que está fazendo de novo pela sua empresa?

Já imaginou falar de Marketing hoje ignorando o fato de que a maior parte da população do planeta está navegando na internet e fazendo cada vez mais compras através dela? Nós também não! Como diria o grande Kotler em suas “bíblias” sobre o assunto: “Marketing é o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. E é mesmo! Já o Marketing Digital, por sua vez, é hoje uma das principais e mais efetivas maneiras que as empresas têm para se comunicarem com seu público de interesse de forma direta, personalizada e no momento certo. Além disso, para os diretores, esse conjunto de ferramentas traz com ele os melhores meios para definir métricas, mais nítidas e simples de serem medidas, e também de calcular o retorno sobre cada investimento.

Um dos maiores receios dos empreendedores e gestores, quando o assunto é a implementação de uma estratégia digital, é encontrar um jeito de automatizar os processos de gestão dessa presença digital da sua empresa. É compreensível, afinal, diferente de executar táticas, que são medidas isoladas, uma estratégia digital é complexa e repleta de elementos, pois entende que não adianta, por exemplo, optar pela criação de um blog sem que esse seja apenas um dos pontos de uma cadeia de atividades pensadas para atingir seus objetivos com mais eficiência e controle. Assim como na comunicação off-line, as campanhas abordam várias mídias para atingir o cliente, criar elementos separados que não se unem não faz sentido em um plano de Marketing Digital.

Gerar negócios, autoridade de marca e engajamento: tudo isso é tão importante quanto fazer anúncios e conteúdo na internet. Abrir mão de qualquer uma das estratégias pode limitar o seu sucesso. E dentre as principais ferramentas do Marketing Digital estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo. E uma boa estratégia responde a três perguntas.

Por que optar por uma estratégia digital?

Se você deseja gerar autoridade, leads, educar o mercado para que ele compre de você, além de desejar fazer melhores vendas, alcançar novos negócios e criar um bom relacionamento com os seus clientes, está no caminho certo! Ter o seu objetivo bem definido é muito, muito importante. Não se esqueça disso!

Para quem?

Saber quem você quer atingir é imprescindível. Quanto mais generalizar, mais pessoas vão receber sua mensagem, porém, menor será a conversão. Quanto mais específico, menor o alcance, mas será maior o número de negócios que irá fazer.

Como?

Através de atuação no Instagram, Youtube, Linkedin ou blog, por exemplo…
Focar na produção texto, vídeo ou áudio?

Daí vêm a criação do planejamento, as pesquisas, a definição de personas e metas. Vêm a produção de conteúdo (texto, vídeo, áudio) e a otimização desses conteúdos pra SEO e vendas. Vêm também a divulgação (redes sociais, e-mail, anúncios on-line), a automação, a qualificação de Lead, o gerenciamento do funil de conversão e a análise de métricas para saber, enfim, se os objetivos estão sendo atingidos como o planejado. Baseado em tudo isso, traçam-se os próximos passos. A área é extremamente dinâmica e as táticas mudam o tempo todo. Por isso contar com facilidade da metrificação e do ROI que o modelo possibilita é tão fundamental.

Entende a importância de pensar de forma macro? Percebe a necessidade de um estudo bem planejado, de uma estratégia bem pensada e desta ser bem executada?

Parece muita coisa, não é? Não parece, é! Em contrapartida à quantidade de pontos, todos extremamente importantes, diga-se de passagem, com organização se torna completamente possível realizá-los com tranquilidade. Como a gente havia falado lá em cima, é sabido que requer tempo, investimento e dedicação, mas é certo que a necessidade de se trabalhar isso é extremamente necessária e saudável para o seu negócio.

Se não tinha parado para pensar em tudo isso, faça agora. Encarar a presença da sua empresa nos canais digitais com a seriedade que isso exige é importantíssimo, visto que com certeza é parte do seu mix de marketing para garantir o alcance dos resultados.

Releia, reflita e conte com a gente para dar aquele pontapé que está precisando!

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